Tatyana de Debora Colker no Teatro João Caetano | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Tatyana de Debora Colker no Teatro João Caetano

Publicado por blogcidadedorio em 02/04/12 | Rio, Site

No último dia (1) abril, fomos assistir o espetáculo “Tatyana” de Debora Colker, que está em cartaz no Teatro João Caetano, Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

Bacana ver o carioca marcando presença no teatro em pleno final de tarde de Domingo. Observamos bastante gente se concentrando na porta do João Caetano, pessoas de todas as idades e classes, e uma grande expectativa.

“Tatyana” é baseado em “Evguêni Oniéguin”, o romance em versos, publicado em 1832 por Aleksandr Púchkin (1799-1837), o pai da literatura russa. Já a Cia de Dança Debora Colker, uma das melhores do mundo, dispensa comentário.

O primeiro ato foi sensacional. Uma grande estrutura de madeira plantada no meio do palco, nos remeteu a uma árvore. Ali, os bailarinos faziam movimento ora suaves, ora ousados, que misturavam balé com acrobacia. Tendo ao fundo a tradicional música clássica, que eclodia em ritmos mais fortes, passando pelo tribal, e retornando ao erudito. E isso tudo, sem atropelos, com leveza e dinâmica. 

O Segundo ato, veio com surpresa, parecia um mergulho numa dimensão em 3D, ou em uma tela de cinema, que interagia com luzes modernas que bailavam sobre duas telas, enquanto os bailarinos moviam seus corpos com delicadeza, passeando pela nobreza do balé clássico que se entrelaçavam com os movimentos modernos, que marcam as apresentações de Debora Colker.

Recomendamos o espetáculo. Para dar um gostinho de quero mais para nós e instigar vocês, fiquem com o vídeo de “Tatyana”