Tendências esportivas para o Verão | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Tendências esportivas para o Verão

Publicado por cidadedorio em 08/01/13 | Rio, Site

Por André Delacerda e Diogo Fagundes

E como diz a letra da música…”Vem chegando o Verão”. Ele já tem dado sinais que será quente, graças a força do “Maçarico Carioca”. Esta também é uma estação de tendências.

No esporte, podemos destacar o crescimento de vários esportes, principalmente os praticados em água.

Um dos esportes que mais vem ganhando adeptos no Rio de Janeiro é o skate, na orla, nos bowls do Arpoador, Lagoa, Praça do Ó, Recreio, Rio-Sul, e no Parque de Madureira, este é um esporte em ascensão na Cidade Maravilhosa. O Rio sedia eventos como o Vert Jam e o Megaramp. O esporte vem crescendo também entre as meninas cariocas, que hoje já são vistas dividindo espaço com os rapazes pelas ruas do Rio. Tem gente que usa o skate também como meio de transporte. E tem uma galera mais adulta e até da terceira idade aderindo a prancha com quatro rodinhas.

Outro esporte que vem sendo visto nas águas do Rio é o stand up paddle. Quem não já viu homens e mulheres em cima de pranchas grandes, utilizando um remo para impulsionar e navegar próximo a praia? Não só junto a praia, mas também para chegar até as Ilhas Cagarras na Zona Sul, e nas Ilhas Tijucas na orla da Barra da Tijuca. O stand up paddle, pode ser bastante visto nas praias de Copacabana, Arpoador e Ipanema. A cidade já sediou até um evento com centenas dessas pranchas. Há escolas espalhadas pela orla, onde se pode aprender e até alugar estes equipamentos. Certamente, este esporte, que também é contemplativo, será um dos sucessos deste verão.

Se equilibrar em cima de uma corda também vem ganhando o gosto de cariocas e turistas. O slackline, esporte que conquistou a sombra dos coqueiros na praia, e em praças, vem é um dos sucessos entre os jovens. Há quem curta somente caminhar sobre a fita, outros preferem fazer posições da ioga. Os mais corajosos, mandam manobras de tirar o fôlego. O slackline também pode ser visto numa versão mais radical chamada de highline, em lugares como a Pedra da Gávea. Os praticantes, tem tomado cuidado com a amarração da fita nos coqueiros. Algumas pessoas até reclamaram que o esporte pudesse prejudicar as plantas. Alguns riders de slack, hoje utilizam apoiadores de madeira na areia, para evitar o uso dos coqueiros. O esporte vem ganhando adeptos pois ajuda a melhorar a musculatura e traz melhor concentração.

O surf é sem dúvida nenhuma é um dos esportes que tem a cara do Rio de Janeiro. O Arpoador é uma das mecas do esporte na cidade, e a Prainha certamente é nosso Hawaii. Surfar tendo ao fundo o visual incrível dos Dois Irmãos, é um privilégio dos surfistas cariocas. Pontal, Macumba, onde fica o point do Rico Surf são outros lugares muito procurado para surf. Aliás, o Recreio é um dos bairros que mais concentram surfistas, junto com Ipanema. A Cidade Maravilhosa recebe etapas importantes do mundial de surf, inclusive com presenças da geração brazilian storm e o famoso Kelly Slater. Como em outros esportes, a beleza feminina tem invadindo o mar, e cada vez mais se ver garotas praticando surf. Há escolinhas de surf no Arpoador, no Leblon, na Barra e Recreio.