Uma Alemanha que se move com as bicicleta | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Uma Alemanha que se move junto com as bicicletas

Publicado por cidadedorio em 02/04/13 | Viagens

_MG_7073

Bicicletário na cidade de Colônia

Por Diogo Fagundes e André Delacerda,

A Alemanha é famosa por suas marcas de automóveis e os alemães amam seus carros. Não podia ser diferente em um país que é sucesso na indústria automobilística e também nas pistas da Formula 1, que o diga Schumacher.

Entre o ronco dos motores dos Porshes aqui ou acolá, elas é que reinam.

Mas, elas quem? As bicicletas, isso mesmo que você leu. 

_MG_5656 (id)

Bicicletas no Zeil, em Frankfurt

Nas ruas de Frankfurt onde vimos uma quantidade imensa de carros estilosos e possantes, eram as bicicletas que roubavam a cena.

No bairro do Zeil, encontramos elas as centenas. E os alemães pareciam não se preocupar se elas eram novas ou velhas, o que vimos transparecer era o enorme carinho pela magrela.

Gente indo trabalhar, estudar, saindo do escritório. Até dentro das estações do U Bahn (Metro) lá estavam elas desfilando elegantes e com plena liberdade.

No Aeroporto de Frankfurt, vimos até funcionários das empresas se locomovendo nos saguões de bicicleta, é uma coisa super normal lá. Não há proibição. Eles vão e vem em meio aos passageiros, uma coisa bem curiosa de se ver.

Mulheres elegantes em suas roupas de frio, trabalhadores simples, todos dividiam o mesmo espaço. Na Alemanha as cidades são dotadas de locais especiais nas ruas e praças para se guardar as bicicletas.

_MG_5717 (id)

Frankfurt é uma cidade com muitas ciclovias e ciclo-faixas

Ciclovias, são vistas por todas as partes e ao lado das pistas onde desfilam BMW, Audi e Porshes. Dando assim, total importância a esse meio de transporte alternativo.

Uma coisa que percebemos foi a segurança e a tranquilidade dos proprietários das bicicletas, que deixavam elas nas ruas e iam fazer compras e trabalhar, sem se preocupar em voltar e não encontra-las no local deixado. O cenário era bem tranquilo, tanto que não tinha quase policial algum na rua, e elas continuavam lá, esperando seus donos sem maiores transtornos.

_MG_7422

Bicicletário na cidade de Bonn

Em Colonia e Berlin também as encontramos aos milhares. O ciclista respeita o pedestre e os carros respeitam os ciclistas.

É o que podemos chamar de sociedade sustentável.

Um exemplo que vem de um país que é uma potência automobilística, mas que não deixa de se preocupar com a sustentabilidade e a qualidade de vida da sua população.

Continue descobrindo mais sobre Alemanha. Leia sobre nossas visitas a pujante cidade de Frankfurt, as experiências que tivemos em Colonia e as surpresas que encontramos em Bonn.

Acompanhe mais reportagens sobre a Alemanha, na nossa Coluna de Viagens.