VIRSKY – Balé Nacional da Ucrânia faz apresentação gratuita na Quinta da Boa Vista | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

VIRSKY – Balé Nacional da Ucrânia faz apresentação gratuita na Quinta da Boa Vista

Publicado por blogcidadedorio em 10/04/12 | Rio, Site

Para comemorar o feriado de São Jorge, no dia 23 de abril, os cariocas ganharão de presente uma apresentação gratuita de uma das mais tradicionais companhias de dança do mundo, a Virsky – Balé Nacional da Ucrânia, na Quinta da Boa Vista, que estará no Brasil para uma extensa turnê por dez cidades. Assim como aconteceu em outubro passado, quando o Kirov Ballet (Ballet do Teatro Mariinsky), um dos berços do balé clássico, foi ovacionado por mais de 40 mil pessoas, a cidade novamente recebe outro grandioso espetáculo ao ar livre de uma grande companhia repleta de tradição, coreografias de técnica irretocável e ricos e coloridos figurinos.

Em grande estilo, os 80 componentes do corpo de baile e orquestra desfilam uma série de danças e músicas típicas, incluindo saltos que desafiam a gravidade em vigorosas evoluções do elenco masculino, que contrastam com a perfeita simetria, sincronia e leveza do elenco feminino. Este equilíbrio entre vigor e graça nas intrincadas coreografias atrai plateias de todas as idades, culturas e classes sociais. A apresentação da Virsky é assumidamente um espetáculo popular.

Recebendo convites de toda parte, incluindo propostas de permanecer com elenco fixo em Las Vegas, a Virsky reluta em ficar por longas temporadas em um só lugar e prefere fazer turnês por países como o Brasil, que abriga meio milhão de descendentes ucranianos. O país verá uma das maiores turnês já feitas por uma companhia de dança internacional no ano em que se comemoram 20 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-Ucrânia.

No Rio de Janeiro, serão ao todo três apresentações, nos dias 17, 18 e 24, no Teatro João Caetano; além do open air na Quinta da Boa Vista.