Berlin é sexy, não é pobre e é uma jóia cultural
Publicado por cidadedorio em 18/05/13 | Viagens
O imponente Reichtag, o parlamento alemão.
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Berlin é uma cidade que pulsa cultura, uma cidade que se partiu e se reuniu, uma cidade que se renova a cada dia sem perder o charme do passado, mas com um olho no futuro. Andar pelas ruas da capital da Alemanha é fazer uma viagem no tempo.
Parques, prédios imponentes, museus, símbolos emblemáticos da cidade como o Muro e o Portão de Brandemburgo, dão um ar respeitoso a cidade. O Berlinense é outra atração, cheio de vida e amor por sua cidade.
Berlin é sensacional, vale a pena conhecer e visitar em qualquer estação, com neve ou no florescer da primavera.
Charretes turísticas na Praça de Paris, centro de Berlin
Estivemos em Berlin por quase quatro dias e olha que faltou tempo, se tivéssemos uma semana na cidade, visitaríamos muito mais lugares.
Encontramos uma Berlin coberta de branco, envolta na neve que começa a se derreter as primeiras brisas da primavera, uma cidade cheia de arte, seja ela nos imponentes detalhes ornamentam seus edifícios seculares, seja nos traços do grafite que hoje encobrem o trecho que ainda resta do Muro.
Os murais de grafite que são atração no Muro de Berlin
A cidade é muito procurada por jovens, pois tem um bom custo benefícios, boa vida noturna, vasta gastronomia internacional que se espalha pelas ruas desde os mais simples restaurantes aos mais sofisticas.
Andar pelas ruas de Berlin a pé, de U-Bahn (metrô – veja mapas de linhas), S-Bahn, no ônibus de turismo ou simplesmente de bicicleta, é um ato que nos proporciona gratas surpresas. A cidade tem muito monumentos, os parques são enormes, as ruas bem cuidadas. Se você curte história, arquitetura, a cidade é um prato cheio, seus olhos vão ficar hipnotizados pelos detalhes e pela história impressa nos prédios de vários períodos.
Tiergarten enorme parque quase em frente do Portão de Brandemburgo
Berlin não tem vergonha do seu passado, ela o usa para mostrar que devemos ser mais humanos, tolerantes, simples. Berlin é um exemplo de cidade, que mesmo, nos períodos da Segunda Guerra, permaneceu viva, esperando o alvorecer da liberdade com a queda do Muro.
Amplas calçadas compõe a cidade de Berlin
Vale a pena caminhar pelo Mitte, esperar o por do sol no Portão de Brandemburgo, tirar um dia para visitar os inúmeros museus que compõem a Ilha do Museus, visitar o Zoo, o Muro, Check Point Charlie, caminhar pelas ruas apreciando suas lojas, e tomar um café em um dos muitos bristôs apreciando o vai e vem da sua população.
Portão de Brandemburgo a noite, um espetáculo de arte e luz
Não se limitem aos pontos tradicionais, desbrave a cidade, conhece Tempelhof, vá a Postdam, aventure-se por essa cidade cheia de vida e luz.
Antigo Aeroporto de Tempelhof, hoje uma enorme área de lazer, vale a pena visitar
Rio Spree próximo a Ilha dos Museus
Bode Museum, na Ilha dos Museus
Prédios históricos da cidade e ao fundo a monumental Torre de TV
Assistam ao vídeo que gravamos e mostra nossa visita as principais atrações de Berlin.
Leia sobre os As Declarações de Amor na Ponte e também a matéria que fala das 12 impressões que tivemos sobre a Alemanha e também nossas visitas a pujante cidade de Frankfurt, as experiências que tivemos em Colonia e as surpresas que encontramos em Bonn.