Berlin é sexy, não é pobre e é uma joía cultural | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Berlin é sexy, não é pobre e é uma jóia cultural

Publicado por cidadedorio em 18/05/13 | Viagens

_MG_7835

O imponente Reichtag, o parlamento alemão.

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Berlin é uma cidade que pulsa cultura, uma cidade que se partiu e se reuniu, uma cidade que se renova a cada dia sem perder o charme do passado, mas com um olho no futuro. Andar pelas ruas da capital da Alemanha é fazer uma viagem no tempo.

Parques, prédios imponentes, museus, símbolos emblemáticos da cidade como o Muro e o Portão de Brandemburgo, dão um ar respeitoso a cidade. O Berlinense é outra atração, cheio de vida e amor por sua cidade.

Berlin é sensacional, vale a pena conhecer e visitar em qualquer estação, com neve ou no florescer da primavera.

_MG_7746

Charretes turísticas na Praça de Paris, centro de Berlin

Estivemos em Berlin por quase quatro dias e olha que faltou tempo, se tivéssemos uma semana na cidade, visitaríamos muito mais lugares.

Encontramos uma Berlin coberta de branco, envolta na neve que começa a se derreter as primeiras brisas da primavera, uma cidade cheia de arte, seja ela nos imponentes detalhes ornamentam seus edifícios seculares, seja nos traços do grafite que hoje encobrem o trecho que ainda resta do Muro.

_MG_7633

Os murais de grafite que são atração no Muro de Berlin

A cidade é muito procurada por jovens, pois tem um bom custo benefícios, boa vida noturna, vasta gastronomia internacional que se espalha pelas ruas desde os mais simples restaurantes aos mais sofisticas.

Andar pelas ruas de Berlin a pé, de U-Bahn (metrô – veja mapas de linhas), S-Bahn, no ônibus de turismo ou simplesmente de bicicleta, é um ato que nos proporciona gratas surpresas. A cidade tem muito monumentos, os parques são enormes, as ruas bem cuidadas. Se você curte história, arquitetura, a cidade é um prato cheio, seus olhos vão ficar hipnotizados pelos detalhes e pela história impressa nos prédios de vários períodos.

_MG_7779

Tiergarten enorme parque quase em frente do Portão de Brandemburgo

Berlin não tem vergonha do seu passado, ela o usa para mostrar que devemos ser mais humanos, tolerantes, simples. Berlin é um exemplo de cidade, que mesmo, nos períodos da Segunda Guerra, permaneceu viva, esperando o alvorecer da liberdade com a queda do Muro.

_MG_7824

Amplas calçadas compõe a cidade de Berlin

Vale a pena caminhar pelo Mitte, esperar o por do sol no Portão de Brandemburgo, tirar um dia para visitar os inúmeros museus que compõem a Ilha do Museus, visitar o Zoo, o Muro, Check Point Charlie, caminhar pelas ruas apreciando suas lojas, e tomar um café em um dos muitos bristôs apreciando o vai e vem da sua população.

_MG_8358

Portão de Brandemburgo a noite, um espetáculo de arte e luz

Não se limitem aos pontos tradicionais, desbrave a cidade, conhece Tempelhof, vá a Postdam, aventure-se por essa cidade cheia de vida e luz.

_MG_8615

Antigo Aeroporto de Tempelhof, hoje uma enorme área de lazer, vale a pena visitar

_MG_7861

Rio Spree próximo a Ilha dos Museus

_MG_7862

Bode Museum, na Ilha dos Museus 

_MG_7876

Prédios históricos da cidade e ao fundo a monumental Torre de TV

Assistam ao vídeo que gravamos e mostra nossa visita as principais atrações de Berlin.

Leia sobre os As Declarações de Amor na Ponte e também a matéria que fala das 12 impressões que tivemos sobre a Alemanha e também nossas visitas a pujante cidade de Frankfurt, as experiências que tivemos em Colonia e as surpresas que encontramos em Bonn.