Lufthansa Technik: viagem ao centro de manutenção das aeronaves | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Lufthansa Technik: viagem ao centro de manutenção das aeronaves

Publicado por cidadedorio em 06/05/13 | Viagens

Lufthansa Technik

A380 em um dos hangares do Lufthansa Technik

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Aos embarcamos no vôo de alguma companhia aérea, seja ela de médio ou grande porte certamente, já nos fizemos uma pergunta muito importante. Será que o avião é seguro? Como é feito o processo de checagem das aeronaves? Quanto tempo dura isso? E muitas perguntas nos vem a mente quando o avião decola.

Para responder estas perguntas que também nos rondam a mente, fomos desvendar o Lufthansa Technik, um centro logístico de manutenção localizado no Aeroporto de Frankfurt, Alemanha.

Durante um dia inteiro conhecemos alguns processos e locais de manutenção. Acompanhados de representante da companhia, visitamos os enormes hangares onde o 747 e o A380 passam por uma completa checagem. Vimos as aeronaves sendo desmontadas para a verificação peças chaves no processo de segurança destas. 

trem de pouso

Checagem do trem de pouso

E o que mais nos chamou atenção nesse contexto todo foi a satisfação, amor e dedicação dos funcionários da Lufthansa Technik para com as aeronaves da companhia e por seguinte com os passageiros. Já que boa parte da segurança do vôo vem da manutenção das mesmas.

Lufthansa technik

No Lufthansa Technik visitamos vários hangares e neles a manutenção das turbinas, trens de pousos. E as grandes estrelas da aviação como o Airbus A 380 e o Boeing 747, que estavam lá sendo bem tratados. Muitas partes destas enormes aeronaves estavam sendo desmontadas cuidadosamente pelos mecânicos.

boeing 747

747-8 passando por uma checagem mais completa na cauda

Em um destes hangares nos chamou atenção um boeing 747 quase que suspenso numa enorme estrutura metálica. Conseguimos percorrer alguns andares desta estrutura que estava especificamente encaixada na calda do avião. Uma imagem impressionante.

A380

A380 em processo de verificação antes do vôo para Ásia

Ao entramos no A380 pudemos ver que a verificação da estrutura não se dá somente na parte mecânica e por fora. Ela ocorre também na parte onde os passageiros são acomodados.

O Lufthansa Tecnick possui três hangares, nestes ainda são feitos a manutenção preventiva de vários tipos. Alguns dos processos de check up preventivos são inclusive feitos todos os dias antes dos vôos. Já o check up profundo é realizado a cada quatro ou seis anos. Também são feitos check up nas aeronaves de acordo com a quilometragem voada nos trechos intercontinentais e de acordo com a quantidade de pousos realizados pela a aeronave. Um dado interessante no processo de checagem dos equipamentos do avião tem  a ver com a vida útil dos pneus, que aguentam 200 pousos e decolagens, podendo serem recauchutados até dez vezes e a um custo de 15 mil dólares.

Aguardem em breve dois vídeos exclusivos que mostram nossa visita ao Lufthansa Technik.

boeing 747 no Lufthansa Technik

Visão da estrutura metálica usada no check up da cauda do boeing 747

turbina do 747

Turbina sendo desmontada para verificação

_MG_9029

747 passando por um ampla checagem 

_MG_9212

Estrutura metálica que sustenta a cauda do 747 para verificação estrutural

_MG_9007

Trem de pouso de uma das aeronaves da Lufthansa

_MG_9167

Turbina do A340 passando por um processo de verificação 

_MG_9110

Painel de controle do A380

cockpit do A380

Cockpit do A380 da Lufthansa

Continuem acompanhando a nossa viagem e descubra mais sobre a Alemanha na Coluna Viagens.

Leia a matéria que fala das 12 impressões que tivemos sobre a Alemanha e também nossas visitas a pujante cidade de Frankfurt, as experiências que tivemos em Colonia e as surpresas que encontramos em Bonn.